Tatuí - SP
BLOG
Domingo, 31 Mai 2020 12:35

Sonhar os sonhos de Deus na melhor idade! Joel 2.28 (3.1)

Escrito por
Avalie este item
(2 votos)

 Você, que como eu, tem cabelos brancos precisa ouvir esta palavra do Senhor: “Eis, então, derramarei o meu espírito sobre todos: vossos filhos e vossas filhas profetizarão, vossos velhos sonharão sonhos e vossos jovens verão visões.” (Joel 2.28).

 

E você achando que sonhar sonhos é só para jovens né?!

Não é não. Sonhos são para todos, para nós inclusive, que trazemos no corpo e na alma as marcas de uma vida com Deus. Não podemos simplesmente usar as palavras do ex-Beatle que disse que o sonho acabou. Não, não. Na verdade o sonho não acabou, pelo menos não os sonhos de Deus.

Os sonhos de Deus são os seus grandes planos para o seu povo, e ele quer comunicar esses planos através de todos: filhos e filhas, moças e moços e, surpreenda-se, através de nós que temos os cabelos brancos como a neve.

Para cumpri esse propósito, o Senhor faz filhos e filhas profetizarem, faz os jovens terem visões e faz os velhos, como nós, sonharem sonhos. Mas não qualquer sonho, como aqueles de nossa juventude, por exemplo. Aqueles que realizamos, aqueles que esquecemos, aqueles que deixamos, aqueles que não se realizaram ou aqueles que nós mesmos matamos. Não se trata desses sonhos juvenis, mas dos sonhos de Deus, aqueles que se renovam com sopro do Espírito, aqueles que, de geração em geração, ganham um novo fôlego, aqueles que o tempo não apaga. Sonhos que incendeiam o coração, inundam a alma e transbordam pelo poder do Espírito.

Por isso, diz o Senhor: “Derramarei o meu espírito sobre toda a carne.”

Não pense que só porque você está aposentada ou aposentado que acabou a sua jornada espiritual. Não acabou não! O Espírito derramado sobre você no dia do seu batismo permanece o mesmo. Aquele derramamento não tinha prazo de validade. Mesmo onde parece só haver cinzas de um fogo intenso que ardeu na juventude, há um fogo abrasador pronto para incendiar a sua vida novamente, pois o Senhor derramou o seu espírito de uma vez por todas em nosso coração e ai ele permanece aquecendo nossas vidas de idosos, nos animando a sonhar os sonhos de Deus na melhor idade, como diz o salmista no Salmo 92 versos 14 e 15: “Na velhice ainda darão frutos, serão cheios de seiva e vigor para anunciar que o Senhor é reto.”.

Nossos sonhos não acabaram só porque chegaram os cabelos brancos. Não, não! Pelo contrário, o Senhor faz com que sonhemos os seus sonhos para anunciar às vindouras gerações os louvores e o poder e as maravilhas que o Senhor fez, como diz o Salmo 78.4. Os sonhos de Deus são seus maravilhosos planos para o seu povo e o Altíssimo quer comunicar essas palavras de poder por intermédio de você minha irmã e meu irmão de cabelos brancos. “Vossos velhos sonharão!” Eita promessa bendita sô!

Acordarei as cãs do meu povo, diz o Senhor, e revelarei as minhas obras por meio de cada fio de cabelo branco, proclamarei a minha palavra através de cada velhinho e velhinha, que estão como que adormecidos.

Somos um grupo de risco sim, mas o risco é ficar resmungando em vez de sonhar os sonhos de Deus. O risco é ser contaminado pela ideia viral de que o tempo de sonhar já passou. O risco é ficarmos inertes, calados, isolados, achando que Deus já não tem mais um propósito para as nossas vidas.

Temos que perguntar: O que há velhinho? Vai ficar aí parado olhando a banda passar?

O Senhor o nosso Deus está conclamando todo seu povo neste momento de profunda crise global. Ele está chamando seus filhos e filhas para profetizarem acerca do seu insondável amor. Ele está levantando jovens para dar a eles a visão do Reino de Deus. O Senhor está convocando os velhos, os mais experientes, para continuar sonhando e testemunharem estes sonhos para todo povo de Deus.

Velhos, acordem! Levantem bem alto o estandarte de Cristo. Motivem os que estão desmotivados. Animem aqueles que estão desanimados. Consolem os que estão em enlutados. Alegrem aqueles que estão entristecidos. É o Senhor que assim ordena: Cerrem fileiras para continuar a combater o bom combate.

A nação clama por poder, pelo poder que vem do alto. O povo de Deus espera que nossos cabelos brancos possam testemunhar as maravilhas que o Altíssimo já realizou na história. Os jovens esperam que nossas cãs possam guiá-los por caminhos seguros. Moças e moços desejam ouvir a voz da experiência para terem uma direção. Filhos e filhas esperam a bênção paternal de seus avós para se sentirem protegidos e abençoados.

Meus irmãos e minhas irmãs da melhor idade, a promessa do derramamento do Espírito se cumpriu em nós. Somos nós os responsáveis por manter a chama dos sonhos de Deus acesa em nosso coração. Somos responsáveis por passar esse fogo para nossos filhos e filhas, netas e netos. O Senhor nos incumbiu desta missão.

Vamos, pois, nos levantar de nossas poltronas e caminhar adiante do povo de Deus. Vamos desligar a TV e orar pelos que estão em sofrimento. Vamos descruzar os braços e levantar nossas mãos aos céus e clamar por misericórdia. Vamos alçar nossos corações ao alto e derramá-lo na presença do Senhor. Vamos reviver os sonhos de Deus que estão escondidos em algum lugar aqui dentro de nós. Vamos, todos nós que já estamos de cabelos brancos, sonhar os sonhos de Deus na melhor idade e deixar o Senhor falar através de nós com vigor e poder.

Amém.

Ler 871 vezes Última modificação em Domingo, 31 Mai 2020 12:46
jr.cristofani

José Roberto Cristofani - Casado com Cida Crema Cristofani, Pai, Pastor, Professor de Teologia, Educador, Escritor, Especialista em Educação a Distância e Doutor em Antigo Testamento.