Sábado, 17 Novembro 2018 11:40

Currículo de Revistas para Escola Dominical da IPIB

Escrito por

Nascimento de um Projeto

No início de 2011, por iniciativa do Rev. Prof. Dr. Adilson de Souza Filho, Secretário de Educação Cristã da Igreja Presbiteriana Independente do Brasil, foi proposto a criação de um currículo para a produção de revistas para as Escolas Dominicais da nossas igrejas. E eu tive a honra de ser convidado pelo Rev. Adilson para elaborar o currículo tão sonhado e esperado por muito tempo.

Hoje, sete anos depois, graças o empenho incansável do Rev. Adilson, do apoio irrestrito da IPIB e da colaboração de muitos autores, o currículo das Revistas para a Escola Dominical já está bem estabelecido e continua a produzir o material que ainda falta para completar o ciclo todo, como pode ser visto no vídeo abaixo.

 

 

Tenho orgulho de ter participado na concepção do currículo, na sua fundamentação bíblico-teológica e pedagógica, na sua estruturação e na tematização das quase 1.000 lições do programa, que descrevo em linhas gerais mais adiante. Expresso minha gratidão ao Rev. Adilson e a IPIB pela oportunidade de execercitar meus talentos a serviço do Reino de Deus.

 Em que consiste a proposta

O currículo apresentado se refere à formação cristã básica cujo conteúdo corresponde às faixas etárias entre 02 a 17 anos. As faixas etárias estão distribuídas em dois níveis: Educação Infantil
e Ensino Fundamental. Por seu turno, cada nível abriga faixas etárias distintas e tem ciclos distintos de duração.

A Educação Infantil compreende duas faixas etárias em ciclos de dois anos: BABIES – que compreende a idade de dois e três anos e KIDS – que engloba a idade de quatro a cinco anos.

Compartilhe
Sexta, 09 Novembro 2018 10:20

Fundamentos Teológicos do Protestantismo

Escrito por

Apresentação sobre os "Fundamentos Teológicos do Protestantismo" para alunos de Teologia da PUC/SP.

Click aqui para baixar.

Compartilhe

Imediatamente após a vitória, o Presidente eleito leu o seu discurso da vitória. Mas antes, porém, Magno Malta, Pastor Evangélico e aliado do novo Presidente, fez uma oração, na qual pediu a Deus que desse “sabedoria” ao eleito.

Impressiona, positivamente, a atitude do Presidente eleito em pedir uma oração. Afinal, ao que crê, é assim que se deve proceder quando se começa uma jornada tão árdua quanto difícil.

E orou o Malta!

E qual de nós, ao ouvir a oração de Magno imediatamente não se lembrou do Rei Salomão? Não foi exatamente assim que Salomão iniciou o seu reinado, orando?

Compartilhe
Sábado, 11 Agosto 2018 16:20

Campanha: Páginas de Esperança

Escrito por

Páginas de Esperança – Uma campanha para quem gosta de abençoar pelas redes sociais!

Esperança não é só para criança. Todos necessitam de Esperança!

jr.cristofani palavra de esperanca 29Compartilhe Esperança

A campanha “Páginas de Esperança” é uma série de 80 meditações, em forma de imagens, para você compartilhar no Whatsapp, Instagram, Facebook, Twitter e na sua rede de contatos.

Abençoe Alguém

Com esses 80 microtextos que foram extraídos do meu e-book “Palavra de Esperança”. São mensagens que escrevi acompanhando o termo “Esperança” através do Antigo e Novo Testamentos.

Crie sua Campanha

Com essas imagens, você pode criar a sua própria campanha de mensagens, por exemplo:

  • Mensagens de Esperança
  • Falando de Esperança
  • A voz da Esperança
  • Gotas de Esperança
  • Bom dia Esperança
  • Esperança para você
  • 80 Dias de Esperança
  • Sempre há Esperança
  • Esperança Diária
  • Esperança Nossa de Cada Dia

Se interessou? Então, click aqui e visite a página da campanha, baixe o material e o E-book também!

Compartilhe
Quinta, 21 Dezembro 2017 18:21

As Competências de Ensino Religioso no BNCC

Escrito por

O Ministro da Educação homologou, ontem (20/12/2017), o BNCC - Base Nacional Comum Curricular.

O Ensino Religioso foi mantido na versão final do documento.

Conheça as seis Competências específicas de Ensino Religioso para o Ensino Fundamental.
  1. Conhecer os aspectos estruturantes das diferentes tradições/movimentos religiosos e filosofias de vida, a partir de pressupostos científicos, filosóficos, estéticos e éticos.
  2. Compreender, valorizar e respeitar as manifestações religiosas e filosofas de vida, suas experiências e saberes, em diferentes tempos, espaços e territórios.
  3. Reconhecer e cuidar de si, do outro, da coletividade e da natureza, enquanto expressão de valor da vida.
  4. Conviver com a diversidade de crenças, pensamentos, convicções, modos de ser e viver.
  5. Analisar as relações entre as tradições religiosas e os campos da cultura, da política, da economia, da saúde, da ciência, da tecnologia e do meio ambiente.
  6. Debater, problematizar e posicionar-se frente aos discursos e práticas de intolerância, discriminação e violência de cunho religioso, de modo a assegurar os direitos humanos no constante exercício da cidadania e da cultura de paz.
jr.cristofani bncc ER competencias
 
Faça download do infográfico em alta resolução aqui.
 
 
Compartilhe
Terça, 19 Dezembro 2017 11:22

Qual o alvo dos quatro pilares da Educação?

Escrito por

Os assim chamados “Quatro pilares da Educação”, que são as vias do saber ou as quatro aprendizagens, como mostrei em outro artigo intitulado “O que são os quatro pilares da Educação?”, estão inseridos em um documento maior que precisa ser analisado na sua totalidade e complexidade, se quisermos descobrir o alvo que esses pilares devem atingir, como proposto pela Comissão.

cristofani o alvo dos quatro pilares da educacao

Inicialmente é preciso perguntar se os quatro pilares da Educação foram pensados para atingir um único alvo ou mais de um. Isso vamos ver abaixo. Mas prontamente, podemos registrar, sem medo de errar, que, qualquer que seja o alvo ou os alvos, a permanência dessas quatro aprendizagens por toda a vida da pessoa é um alvo em si mesmo na concepção de educação ao longo de toda a vida.

Compartilhe
Página 1 de 31
As Parábolas de Jesus
RECEBA ESTE E-BOOK GRÁTIS


Digite o seu nome e o seu email abaixo para receber este incrível e-book sobre as Parábolas de Jesus.